quarta-feira, 7 de julho de 2010

Diet (Dietético) e Light – Qual a Diferença?

Diet (Dietético) e Light – Qual a Diferença?

Você se sente perdido diante da enorme quantidade de produtos que existem com nomes diet (dietéticos) e light? Ouve-se essas palavrinhas na televisão, nas propagandas, nos filmes e nos mais diversos sites. Os supermercados possuem uma infinidade desses tipos de produtos. Porém, você saberia dizer qual a diferença entre o alimento diet e o light? Cuidado ao buscar esse tipo de informação, pois há lugares que informam de forma incorreta ou incompleta sobre o assunto.

O enquadramento dos alimentos em light e diet segue uma legislação específica do Ministério da Saúde. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica o nome diet para dois tipos de alimento: aqueles alimentos para dietas que possuem restrição de algum tipo de nutriente (como, por exemplo, carboidratos, gorduras, proteínas, sódio) e alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (controle de peso ou açúcares). Dessa forma, os alimentos diet possuem ausência total de algum ingrediente, falando de forma grosseira e resumida. Quer um exemplo? O chocolate diet possui ausência total de açúcar. Em geral, indicado para pessoas com diabetes.

Os alimentos light são com baixo teor de algum componente como, sódio açúcar, gordura, colesterol, com redução de, no mínimo, 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou caloria com relação ao alimento tradicional (normal).

Assim a diferença crucial entre o diet e o light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto o diet possui ausência total de alguma substância, o light possui apenas uma redução de algum nutriente. Portanto, para fazer bom uso desses alimentos e entender qual tipo pode lhe atende melhor, é necessário saber a diferença entre o diet e o light. Além disso, saber o que é um ou outro é uma arma importante para você garantir seus direitos como consumidor, já que as empresas precisam seguir uma série de especificações para classificar alimentos entre light ou diet. Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário