terça-feira, 22 de janeiro de 2013

MAQUIAGEM COM FILTRO SOLAR FUNCIONA MESMO?


Maquiagem com filtro solarToda mulher que quer se proteger do sol e cuidar da saúde, mas sem abrir mão da vaidade, já se deparou com estas questões: usar base ou protetor? Hidratante com ou sem filtro?

Hoje, a maquiagem não trata apenas da beleza mas também da pele. No entanto, esse tipo de produto ainda gera muitas dúvidas, sobretudo com a chegada do verão. Então, mãos à obra para eliminar todas elas com a ajuda do dermatologista Walter Loureiro:

1. Maquiagem com protetor tem a mesma função que o filtro solar?


Depende do tipo de produto. “Na maioria das vezes, o uso de maquiagem associado ao protetor solar é benéfico, pois ajuda a proteger a pele da luz visível, o que o filtro solar sem a base não faz. Essa proteção adicional pode ser obtida com o uso de protetores que já vêm com base ou vice-versa”, explica o médico.

É necessário, contudo, ficar de olho na embalagem para verificar se o produto protege contra raios UV-A e UV-B. “Maquiagens que contêm filtro solar são muito interessantes; porém, muitas vezes, além de proteger apenas contra os raios UV-B, não permitem que sejam aplicadas de maneira tão uniforme quanto o protetor”, complementa Walter.

 

2. Posso confiar na proteção da base com filtro?


Sim, desde que a regra da pergunta anterior seja seguida. Além disso, o médico dá outra dica: “Os filtros solares com tom de base geralmente oferecem tanto a proteção UV-B quanto a UV-A – uma excelente alternativa”.

 

Base como protetor solar3. É necessário somar os fatores de proteção da maquiagem e do bloqueador solar quando combinar os dois?


“Infelizmente, essa não é uma ciência exata: uma base com FPS 15 aplicada sobre um protetor com FPS 15 não necessariamente vai conferir uma proteção equivalente a um FPS 30 – na maioria das vezes, protege menos”, explica Walter.

 

4. Qual é a melhor maneira de aplicar o produto?


Se optar pela maquiagem com filtro, ela deve ser aplicada normalmente em todas as áreas do rosto. Caso prefira os dois produtos separadamente, primeiro use o protetor; depois, a base.

 

5. Aplicar o filtro solar uma única vez por dia é suficiente?


Não. “O ideal é que o produto seja reaplicado a cada três horas. E se estiver maquiada e desejar uma proteção completa, é necessário refazer todo o processo ao longo do dia, pois a aplicação certamente borrará a maquiagem. Sabemos que vida de mulher não é fácil!”, brinca o médico.

 

6. A hidratação da pele interfere na maneira como os produtos são absorvidos?


Sim, é importante cuidar da pele para que ela esteja sempre bem protegida, inclusive dos raios solares.

Segundo o dermatologista, “uma pele bem hidratada absorve melhor os produtos aplicados. Além disso, ela possui uma barreira natural que confere proteção contra elementos potencialmente irritativos, como o próprio suor. Vale lembrar que, na praia, o vento é uma das principais causas de ressecamento”. E o médico também dá duas dicas básicas: “Banhos rápidos, com sabonetes suaves, e o uso de hidratantes são fundamentais”.

Dove hidratante7. Como saber qual é o fator de proteção correto para usar na minha pele?


É muito importante pedir a orientação do seu dermatologista para escolher o melhor protetor a ser utilizado. Só a orientação profissional será capaz de levar em conta todos os fatores combinados nessa decisão. A cor da pele não é o único elemento decisivo – a textura do protetor, o tipo de pele, a estação do ano, as doenças, a idade e os hábitos de vida devem ser igualmente considerados.

Mas, de qualquer maneira, é útil saber como funciona o sistema de classificação desse tipo de produto. “Em laboratório, mede-se o tempo que a pele leva para ficar vermelha quando exposta a uma fonte padronizada de radiação UV-B. Depois, aplica-se o filtro solar, e o teste é repetido. Se a pele demorar 15 vezes mais tempo para ficar vermelha, o FPS é 15; se levar 60 vezes mais tempo, o FPS é 60. Portanto, um filtro FPS 60 não bloqueia os raios ultravioleta 4 vezes mais em relação ao FPS 15. Porém, protege por 4 vezes mais tempo. Dessa maneira, quem tem pele negra, que demora a ficar vermelha, pode usar um filtro de amplo espectro com FPS 15, enquanto para uma pele muito clara, que fica vermelha rapidamente, deve-se usar um FPS alto, como o 60”, explica Walter.

 

hidratação da pele

8. Quais outros cuidados devo tomar para proteger minha pele no verão?


 

– Evite a exposição ao sol no período de maior incidência dos raios UV-A e UV-B, ou seja, das 10h às 16h.

– O uso do filtro solar não é um passe livre para esse período. Como a incidência dos raios é intensa, há o risco de prejudicar a pele.

– Você sabia que existem roupas com filtro de proteção solar? Trata-se dos tecidos nanotecnológicos, que suportam várias lavagens. Para Walter, “são especialmente indicados para quem tem a pele muito clara ou pratica atividades ao ar livre, como corrida ou pesca”.

– Se seu médico considerar necessário, tome uma dose diária de vitamina C – um importante antioxidante que combate os danos causados pelo sol. Ela também pode ser aplicada na forma de creme, o que potencializa o efeito do filtro solar.

– Conheça os produtos nutracêuticos. “São suplementos alimentares, fitoterápicos ou antioxidantes que protegem a pele, diminuindo os problemas provocados pelos raios solares”, conclui o médico.

Seguindo essas dicas, você estará preparada para ficar com a pele linda e saudável nos dias mais quentes do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário