quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como manter os cabelos e a pele saudáveis

Como manter os cabelos e a pele saudáveis
Ter uma pele bonita e um cabelo saudável depende de vários fatores, sejam eles internos ou externos. No verão os fatores externos são os principais responsáveis por danificar os cabelos e ressecar a pele, mas você pode tomar certos cuidados para deixá-los sempre bonitos e hidratados.
A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por protegê-lo de agressões externas como mudanças de temperatura e traumas. Seu principal agressor é o sol, e por este motivo você deve redobrar a sua atenção quando vai à praia ou à piscina, sem descuidar enquanto estiver dirigindo ou até mesmo em dias nublados, pois os raios solares atravessam a camada de nuvens. Segundo a dermatologista Joana D'arc, o horário entre 10 e 16hs é o mais perigoso, sendo indispensável o uso do protetor solar.
Já os cabelos merecem proteção especial não só contra o sol, mas também contra a agressão do cloro e da água do mar. Além da importância estética, os cabelos têm uma função protetora, por isso os cuidados devem ser redobrados para quem quiser mantê-los bonitos e saudáveis. Dra. Joana D'arc recomenda xampus neutros e água morna (quase fria), devendo ser muito bem enxaguado para não deixar resíduos.
O ar condicionado também é inimigo da pele e do cabelo, pois acaba ressecando-os. Para hidratar a pele, evite banhos muito quentes e use cremes hidratantes. Os cabelos devem receber hidratações semanais em casa ou no salão, principalmente aqueles que foram submetidos a tratamentos químicos como permanentes ou colorações.
Para quem exagerou no sol, as loções pós-sol são muito úteis. Os cabelos podem ser tratados com condicionadores sem enxágüe ou produtos à base de silicone, mas apenas nas pontas e muito bem espalhados nas mãos antes da aplicação. Confira agora as dicas especiais da dermatologista para cuidar da pele e do cabelo:
Pele: Cabelos:
Para limpar a pele use produtos suaves como sabonetes neutros ou loções de limpeza suaves. Evite o uso excessivo de escovas, secadores de cabelo e lavagens diárias longas.
Procure estar à sombra sempre que possível. Use xampus neutros ou suaves.
Use filtros solares regularmente em toda a área exposta ao sol, mesmo em dias nublados. Não use água quente para lavar os cabelos.
Evite a exposição ao sol entre as 10 e 16hs. Faça hidratações semanais em casa ou no salão.
Use óculos de sol. Use cremes protetores com filtro solar nos cabelos antes da exposição ao sol.
Previna o ressecamento da pele e deixe-a mais macia aplicando loções hidratantes que formam uma película cuja finalidade é dificultar a perda de água. Use regularmente cremes condicionadores após o xampu e enxágüe bem. Pode ser incluído no condicionador filtro solar para a proteção da cor.
Proteja-se do sol usando chapéu, viseira ou boné. Depois da piscina lembre-se de passar uma água para tirar o cloro dos cabelos.
Evite tratamentos físicos ou químicos excessivos, como alisamentos, permanentes e descolorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário